Análise às planificações de aula iniciadas na sessão anterior
A sessão de IPP I do dia 28/03/22 começou com uma breve introdução onde o professor responde a algumas questões sobre o estágio, por exemplo, o número de sessões, se estas têm de ser sequenciais, entre outras. Esclarecidas estas questões, o professor distribuiu por todos, cópias das planificações de aula, começadas em grupos com 3 elementos, na sessão anterior, e terminadas em casa. O objetivo desta sessão será então criticar cada uma destas planificações para podermos aprender com potencialidades e defeitos das mesmas.
A primeira planificação que analisámos criticamente, estaria direcionada para o 9.º ano de escolaridade com uma duração de 50 minutos. O tema é "Ambiente e Sociedade", com o objetivo geral de “Compreender as características dos diversos climas quentes”. Esta aula está dividida em quatro momentos principais. Num primeiro momento é feita uma recolha dos conhecimentos prévios e preconceitos que os alunos possuem sobre o tema, que considero necessária em todas as aulas, mas principalmente quando se inicia um tema. Aqui talvez fosse importante clarificar quais seriam as questões que o professor poderia colocar para perceber exatamente em que "nível" estão os alunos em relação ao clima. No segundo momento é apresentado um vídeo, sendo um ponto positivo no que diz respeito à diversificação de materiais didáticos. Ainda assim, este vídeo deveria ser complementado com uma ou mais questões. Estas permitem que os alunos se mantenham atentos, na busca pela resposta certa. Em resposta a esta observação o grupo de trabalho que a elaborou contrapôs afirmando que o tempo de aula (50 minutos) não seria suficiente para a reposta e correção a essas mesmas questões. No meu ponto de vista, seria mais benéfico para os alunos reduzir o número de momentos da aula e aprofundá-los com o devido cuidado e atenção, evitando passar por eles sem retirar o máximo das suas potencialidades. Os alunos têm de registar algo que observam no vídeo, até para uma futura revisão dos apontamentos. Já na atividade de localização subsequente, onde será projetado um mapa, seria importante mencionar que atividade os alunos vão realizar a partir do mesmo. O último momento, de análise de gráfico termopluviométrico, está é mais um exemplo da diversificação de materiais que o grupo utilizou, mas o objetivo da análise deve ser simplificado, substituindo por algo como: “Relacionar a variação da temperatura e precipitação em cada um dos climas”.
Passamos então para a segunda planificação de aula, direcionada para o 7.º ano de escolaridade, com o tema "A terra - Estudos e Representações" e subtema "Descaracterização da Paisagem". O objetivo geral desta aula será "compreender os diferentes tipos de paisagem". Uma das características mais positivas desta planificação que gostaria de destacar, é como o grupo decidiu trabalhar o conceito de paisagem, pedindo aos alunos que escrevam o mesmo no caderno e subsequentemente reunir algumas das ideias base das suas respostas para construir uma definição através do trabalho colaborativo. Os dois objetivos seguintes, “identificar os elementos que constituem uma paisagem" e “distinguir paisagem natural de paisagem humanizada" deveriam ser a mesma atividade, ou seja, utilizando o recurso das fotografias escolhidas pelos alunos para promover as respetivas aprendizagens. Quando pedimos aos alunos para apresentarem as fotos temos de pedir apenas a alguns voluntários, visto que não há tempo para todos apresentarem.
Na terceira planificação, também elaborada para o 7.º ano de escolaridade, o tema é "A terra — Estudos e Representações" e o subtema "Localização dos diferentes elementos da superfície terrestre". O objetivo geral desta planificação é que os alunos consigam “Compreender e localizar os diferentes elementos da superfície terrestre". A principal lacuna desta planificação é o facto de nos objetivos específicos terem sido referidas as possíveis ações estratégicas e não serem referidos os objetivos associados a essas mesmas atividades. Por exemplo, "calcular a distância real entre dois lugares...". Considero pertinente a utilização da plataforma "Google Earth", e a justificação da sua utilização, dado que a interatividade da mesma poderá suscitar o interesse dos alunos. Ainda assim, deveriam especificar qual seria a atividade que os alunos vão realizar a partir dessa mesma exploração da plataforma. A ficha de trabalho deveria ter sido mencionada nos recursos.
Por fim, analisámos uma planificação de aula referente ao 8.º ano de escolaridade, inserida no tema "Atividades Económicas" e subtema "Redes e meios de transporte e telecomunicações". O objetivo geral desta aula seria "Compreender a distribuição e as características dos diferentes modos de transporte". Na sua generalidade esta planificação está bastante completa e detalhada, mas apesar de o "tempo" que colocamos para cada atividade não ter de ser estritamente cumprido, esta parece demasiado extensa para os 50 minutos de aula. Na atividade onde existe a "projeção da apresentação em PDF contendo 3 mapas", a atividade parece bastante complexa e pouco específica, ou seja, os alunos teriam alguma dificuldade em compreender o que é pedido. Talvez fosse benéfico se o professor preparasse algumas questões, mais fechadas, às quais os alunos tinham de responder observando os mapas. Em relação à metodologia adotada para realizar o sumário poderia facilmente suscitar uma situação desagradável na sala de aula. Ao pedirmos apenas a um aluno para ler o seu sumário e ao resto da turma para julgar esse produto colocamos o primeiro numa posição de fragilidade em relação aos seus pares que poderá ser perigosa do ponto de vista do ambiente de sala de aula.
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