Informações a conter no relatório final de IPP 1

     A sessão de dia 02/05/2022 da unidade curricular de IPP1 teve início após o seminário nacional "Nós Propomos!". Por esta razão, e visto que o Professor Sérgio Claudino que leciona esta unidade curricular participou ativamente neste seminário a aula teve apenas 2h30m ao invés das 3h habituais.

    Dada a importância deste evento a primeira parte da aula foi reservada para um diálogo sobre o projeto "Nós Propomos!", fazendo-se referência a algumas das escolas que participaram e as vencedoras nas diferentes categorias. O projeto tem um carácter nacional, no âmbito da disciplina de Geografia e mobiliza escolas de todo o país. "Dirige-se a alunos e professores de Geografia do Ensino Secundário do 11.º ano ou de outros níveis e graus de ensino. O Projeto mobiliza o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos" (Nós Propomos!, 2020) Dito isto, é notória a relevância deste projeto para a formação de professores dado que se pretende que os alunos/jovens e adultos do futuro sejam cidadãos ativos e participativos, algo que promove. Além disso, os projetos apresentados têm em vista a resolução de problemas locais, ou seja, uma importância para a educação geográfica assinalável. 

    A seguir voltou a ser feito um ponto de situação sobre a nossa experiência nas escolas. No meu caso, a situação está um pouco atrasada em relação aos meus colegas, visto que muitos já começaram a lecionar, enquanto eu ainda tenho de assistir a mais uma aula e seguidamente lecionar as quatro de 90 minutos.

    Já que se aproxima o fim do período de aulas do 2.º semestre, o Professor sentiu a necessidade de especificar aquilo que será necessário apresentar no relatório final desta unidade curricular. Estes são os pontos fundamentais que devemos abordar:

  • Descrição/caracterização do agrupamento.
  • Grupo/departamento disciplinar — professores, atividades, etc.
  • Caracterização da Turma (n.º de alunos, etc.)
  • Observação
  • Aulas asseguradas.
  • Conclusão 

    Por fim, foi ainda abordada a planificação de médio prazo (conjunto de aulas), ainda que de uma forma bastante superficialmente, pois só vamos necessitar de fazer uma planificação desse género no próximo semestre em IPP II. As planificações de médio prazo são menos detalhadas do que as de aula, dado que têm a função de apresentar uma sequência de aulas, geralmente associadas ao mesmo tema.

Bibliografia:

PROJETO NÓS PROPOMOS! - Cidadania e Inovação na Educação Geográfica. (2020). O Projeto. Acedido em: http://nospropomos2016.weebly.com/o-projeto.html




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