Perguntas dirigidas à turma vs. Perguntas dirigidas ao aluno

    A sessão de Iniciação à Prática Profissional 1 referente ao dia 14/03/22, iniciou-se com o habitual ponto da situação sobre o contacto com os professores orientadores cooperantes. À data já tinha reunido com o professor Joaquim Costa do Colégio Atlântico e marcado as datas das aulas a que irei assistir, e marcado a uma reunião com a professora Helena Cristovam da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva.

    Seguidamente, foi abordada a ficha de trabalho realizada na sessão anterior, e à qual foi dedicada a última publicação neste blogue. Esta menção suscitou uma questão sobre qual deveria ser a posição de um professor em relação à assinatura das fichas produzidas pelo mesmo. "As fichas devem ser assinadas pelos professores?". Segundo a perspetiva do Professor Sérgio Claudino, que subscrevo, não assinar algo que se produz é um sinal de desvalorização do objeto. Desvaloriza não só o objeto, mas também o trabalho docente, visto que se assume que não é valioso o suficiente para merecer diretos autorais. Numa altura em que temos tudo está disponível na “internet” acredito que deve ser valorizado a iniciativa de criar algo novo, adaptado aos alunos com os quais lidamos e o seu contexto para promover as aprendizagens. Um professor quando produz um documento e entrega ao aluno conquista uma proximidade com o mesmo que uma página do manual não tem. O aluno sabe que o conteúdo daquela ficha é importante, portanto, vai dedicar-lhe a sua atenção. No âmbito do debate sobre a autoria de documentos didáticos, devemos referenciar os manuais escolares como outro livro, referindo os seus autores e não o nome do manual, mais uma vez, dando o reconhecimento adequado a que os produz. 

 No terceiro momento desta sessão, foram mencionados alguns dos elementos sobre os quais nos devemos debruçar na apresentação das escolas/agrupamentos quando redigirmos o relatório de IPP1. Na apresentação das escolas/agrupamentos devemos ter em consideração:

  • Descrição do agrupamento (escolas);
  • Patrono;
  • Carta educativa;
  •  Localização e enquadramento geográfico; 
  • Contexto dos alunos que a frequentam;
  • Departamento disciplinar da geografia;       
  • Oferta formativa. Como funciona Cidadania e Desenvolvimento?
  • Número de alunos, professores e respetivos equipamentos;
  • Projeto educativo do agrupamento;
  • Plano de atividades.

Perguntas dirigidas à turma vs. Perguntas dirigidas ao aluno

As perguntas dirigidas à turma são caracterizadas por: 

  • Mobilizar todos os alunos (todos pensam);
  • Obter respostas com mais facilidade;
  • Respondem habitualmente os mais participativos.
  • É mais confortável responder erradamente, os alunos não se sentem tão intimidados.
  • Falsa impressão que todos os alunos sabem as respostas, mesmo que sejam sempre os mesmos 5, 6 alunos a dar as respostas;
  • Há sempre resposta, ou seja, avança-se mais rapidamente.

Não é um erro fazer uma pergunta à turma que acreditamos que todos ou, pelo menos, a maioria sabe a resposta, dado que uma resposta certa é motivador para os alunos e pode até motivar outros a participar por sentirem serem capazes. 

Quando fazemos uma pergunta à turma e ninguém responde, devemos fechar a pergunta. Exemplo: Qual é a capital da França? Madrid ou Paris? É escusado insistir na mesma pergunta.

Pode haver um nível intermédio em que se dirige uma pergunta a um determinado grupo (fila da frente, por exemplo)

As perguntas dirigidas ao aluno são caracterizadas por:

  • Mobilizar alunos distraídos
  • Ambiente clamo e claro de discussão
  • Mais fácil de controlar
  • Permite uma avaliação individualizada.
  • Mobilizar alunos menos participativos.
  • A resposta de um aluno pode ser debatida e discutida
  • Representa a resposta de outros alunos, de um grupo que pensa/sabe o mesmo sobre o respetivo conteúdo.

Nota importante: Não é correto dizer "MATÉRIA", mas sim "CONTEÚDOS".




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