Transportes - Professor Nuno Marques da Costa

   A sessão de dia 16-05-2022, da unidade curricular de IPP1, foi dinamizada pelo Professor Nuno Marques da Costa, convidado pelo Professor Sérgio Claudino para abordar o tema dos transportes. Nuno Costa é Professor e Investigador no IGOT, e trabalha as questões da análise regional, da modelação e da mobilidade e transportes. Os transportes são um tema fundamental no currículo da Geografia, necessário à perceção de conceitos como distância (custo e tempo), via de comunicação, redes de transporte, que permitem aos alunos compreender as cidades. Daí ser necessário que um professor de Geografia domine o tema.

    Os transportes são um serviço peculiar, dado que não é procurado por ele próprio, mas pelo destino ao qual nos pode levar, ou seja, eu não viajo de comboio, por exemplo, porque gosto de o fazer, mas sim porque preciso de chegar ao meu destino. Neste sentido podemos afirmar que tem uma "utilidade negativa", é sempre visto como algo que deve ser minimizado, em relação ao tempo e custo de viagem. Tanto melhor é o serviço prestado pelos transportes, quanto menor for o tempo de utilização do mesmo. Outro conceito importante é a "vantagem líquida", como só usamos os transportes para ir do ponto A ao ponto B, apenas usamos um meio de transporte quando a vantagem comparativa de chegar a esse ponto B é superior ao custo (temporal e monetário) desse transporte. Dito isto, como descreveríamos o transporte ideal?

  • Instantâneo;
  • Gratuito;
  • Sem limite de capacidade; 
  • Neutro em termos ambientais; 
  • Sempre disponível.

    Mas será que é mesmo assim? Servirão os transportes para algo mais do que para nos deslocarmos do ponto A ao ponto B? Segundo o Professor Nuno Costa, alguns estudos indicam que estes são importantes para muitas pessoas como uma pausa entre a vida familiar e o trabalho. Acredito ser algo com que muitos de nós nos conseguimos identificar, o tempo despendido nestes trajetos é uma desculpa para parar e por vezes descansar. Sendo assim, talvez pudéssemos substituir a expressão "instantâneo" por "rápido" e acrescentar "confortável".

    Os transportes podem ser classificados segundo os seguintes fatores: 

  • Por modo:
    • Rodoviário;
    • Ferroviário;
    • Aquático;
    • Aéreo;
    • Outros:
      • Condutas;
      • Telecomunicações;
      • Multimodais;
      • Rodoferroviários;
      • Marítimo/Fluvial-Rodoviário;
      • Marítimo/Fluvial-Ferroviário;
      • Marítimo/Fluvial-Ferroviário-Rodoviário.
  • Por natureza:
    • Pessoas;
    • Mercadorias;
    • Pessoas + Mercadorias;
    • Imagens, Sons.
  • Por prestação de serviço:
    • Público;
    • Privado.
  • Por utilizador:
    • Individual;
    • Coletivo.
  • Uso de espaço:
    • Sítio Próprio;
    • Sítio Banal.
  • Tipo de deslocação:
    • Urbana;
    • Interurbana (nacional + internacional).

    No tema dos transportes aquilo que é essencial que os alunos consigam aprender são as vantagens e desvantagens de cada meio de transporte, para que mais tarde consigam optar por aquele que lhes é mais favorável para determinado trajeto. Para isso o aluno tem de conhecer quais as alternativas que estão disponíveis para determinado trajeto e escolher aquela que melhor se adapta as suas necessidades. Porque mais uma vez é importante esclarecer que a Geografia que nós, futuros professores de Geografia do ensino básico e secundário, não devemos tentar formar geógrafos, essa é a função do ensino superior. A nossa função é promover o desenvolvimento das competências, muitas delas geográficas, que permitirão preparar o aluno para uma vida ativa em sociedade, possuindo as melhores ferramentas para tomar decisões consoante as suas necessidades. 

     Dois conceitos que são geralmente confundidos, e devem ser esclarecidos com os alunos numa fase inicial, é a diferença entre meio e modo de transporte. O "Meio de transporte" consiste no veículo utilizado para a realização da deslocação (ex.: automóvel), enquanto o "Modo de transporte" é um sistema físico que permite efetuar a deslocação integrando a sua infraestrutura, os veículos e a operação (ex.: transporte ferroviário).

    Considero ainda importante abordar as plataformas intermodais, visto que são infraestruturas que permitem a interrelação entre vários meios de transporte promovendo uma mobilidade intermodal mais acessível. Assim o ser humano consegue esquivar-se das várias barreiras que a natureza lhe impõe, eficientemente. Todos os temas da Geografia, mas este em especial, tem de ser abordado tendo em consideração o contexto da escola em que lecionamos. Os alunos numa escola no centro de Lisboa estarão muito mais cientes dos meios de transporte existentes e das suas características enquanto no interior do país essas serão mais escassas. Assim cabe ao professor abordar essas desigualdades e trabalhar com os alunos, as causas e consequências das mesmas.

    Em relação ao transporte internacional, não posso deixar de referir o Tratado de Roma que decretou a livre circulação de bens, pessoas e serviços na Europa, mais concretamente nos estados-membros da antiga Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (EURATOM), oficializadas nesse mesmo tratado. Esta permite que esteja cada vez mais acessível à população da União Europeia (ex-CEE) viajar entre os estados-membros, em redes de transporte internacionais. 

































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